Durante a aula de pedagogia da Universidade Positivo, foi discuto o potencial de jogos na aprendizagem de matemática.
Seguem as fotos da palestra:
Foram discutidos princípios e fundamentos de design de jogos pedagógicos.
Foi um ótimo aprendizado para todos.
Muito legal, isso me lembra uma frase do Marshall McLuhan que diz que que faz distinção entre jogos e aprendizagem não sabe o essencial sobre ambos. “Anyone who makes a distinction between games and learning doesn’t know the first thing about either”.
Ainda assim, alinhar design de jogos e pedagogia não é algo trivial. Ficando só no aspecto design o J. Mattar tem um ótimo livro onde discute a tensão que é equilibrar as características de jogos com as demandas educacionais.
Atualmente, tenho um projeto sobre o uso de jogos de tabuleiro em escolas e uma coisa que observei é que se desenvolver um bom jogo educativo já é algo complexo, aplicá-lo em ambiente de sala de aula não fica atrás.
Inclusive, acho que os eurogames tem um o fantástico potencial educacional.
Definitivamente. Achar que isso é uma tarefa fácil, é desconhecer o assunto. 😉